A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a licença prévia que autoriza as obras da travessia urbana de Santa Maria. Orçado em mais de R$ 309 milhões, o projeto foi dividido em dois lotes e prevê a duplicação de um trecho total de 14,5 km das BRs 287 e 158, além da criação de passarelas, viadutos e acessos.
A licença prévia emitida pela Fepam no dia 20 janeiro, no entanto, não significa que as empresas poderão colocar as máquinas na pista. A prévia apenas confere a viabilidade ambiental do empreendimento proposto e expressa uma série de restrições e condicionantes para solicitação da licença de instalação.
O Dnit afirmou que em fevereiro poderão começar a ser fabricadas as estruturas pré-moldadas que darão forma aos viadutos, pontes e passarelas da travessia urbana. Os projetos de ambos os lotes deverão ser entregues pelas empresas responsáveis até março deste ano.
O Lote 1 da travessia urbana prevê a duplicação de um trecho de 5,1 quilômetros entre os trevos do Kastelinho e da Uglione além da reformulação de acessos e construção de viadutos e passarelas. O Lote 2 compreende 9,4 quilômetros entre o Trevo da Uglione até às proximidades da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Neste trecho, serão criados viadutos, passagens subterrâneas, construção de passarelas e acessos a bairros da região oeste. Além disso, estão previstas as desapropriações de cerca de 270 terrenos e casas nas BRs 287 e 158, principalmente na área que compreende o Lote 2.